top of page

Tempestade solar provocou apagão de GPS em parte dos EUA e do Canadá

15/05/2024

Agricultores tiveram que interromper plantio por interferência no sistema de geolocalização, usado por tratores.

Agricultores enfrentaram problemas com a interferência da tempestade solar no sistema de GPS — Foto: Tiffany Graham / NYT


A poderosa tempestade solar que pode ser vista no Hemisfério Norte, causando auroras boreais e suas vivas cores no céu durante o fim de semana, também causou avarias em alguns sistemas que usam GPS em áreas remotas de EUA e Canadá.


Agricultores relataram problemas com tratores e outros equipamentos agrícolas que dependem desta tecnologia de navegação, em pleno auge da temporada de plantio.


Muitos agricultores dependem desses equipamentos, que utilizam GPS e outras tecnologias de navegação, para ajudá-los a plantar de forma mais eficiente e precisa, mantendo as fileiras retas e evitando lacunas ou sobreposições.


Mas, durante o fim de semana, algumas dessas operações no meio-oeste americano, bem como em outras partes dos Estados Unidos e do Canadá, tiveram que parar temporariamente.


Em Minnesota, alguns agricultores que planejavam passar a noite de sexta-feira plantando sementes foram prejudicados pelas interrupções.


— Nunca lidei com nada assim — disse Patrick O'Connor, proprietário de uma fazenda cerca de 80 milhas ao sul de Minneapolis, que cultiva principalmente milho e soja.

O'Connor disse que, depois de ser impedido pela chuva por duas semanas, entrou em seu trator por volta das 17h, esperando passar a noite plantando milho. Quando recebeu um aviso sobre seu sistema de GPS, ligou para o suporte técnico.


Lá, ele foi direcionado para uma mensagem informando sobre a interrupção e avisando que nada poderia ser feito para corrigi-la.


Tempestade solar — Foto: Observatório da dinâmica solar


Em Nebraska, outro agricultor disse que suas operações foram interrompidas:


— Todos os tratores estão parados nas extremidades do campo agora por causa da tempestade solar. Sem GPS. Estamos bem no meio do plantio de milho — disse o agricultor, Kevin Kenney.

As tempestades solares são causadas por expulsões violentas de partículas carregadas da superfície do sol. Quando direcionado para a Terra, o material pode interagir com o campo magnético do nosso planeta, resultando em uma tempestade geomagnética. O evento deste fim de semana foi a tempestade solar mais forte a atingir a Terra desde outubro de 2003.


Os fornecedores de equipamentos agrícolas haviam alertado que a tempestade resultaria em interrupções. No sábado, a Landmark Implement, que vende equipamentos agrícolas em partes do Meio-Oeste, disse que a precisão de alguns de seus sistemas foi "extremamente comprometida" por causa do evento.


'Evento histórico'


A empresa disse em comunicado que estava buscando uma "ferramenta para ajudar a prever isso no futuro para que possamos tentar alertar nossos clientes que esse problema pode atingi-los". Ela descreveu a tempestade como um "evento histórico" em vez de algo com que "teremos que continuar a lutar frequentemente".


Terry Griffin, professor associado de economia agrícola na Universidade Estadual do Kansas, disse que, embora não tão frequentes, essas tempestades ainda representam uma ameaça para a agricultura nos Estados Unidos, onde a maioria das safras é plantada usando sistemas de orientação modernos.


— Esta foi a primeira vez que tivemos tempestades geomagnéticas tão fortes, e dependíamos do GPS — disse ele, observando que um dos piores momentos para uma tempestade como essa ocorrer é durante a temporada de plantio, quando a precisão é crucial.


Tecnologias alternativas, incluindo sistemas que usam visão e inteligência artificial, ou um sistema de navegação mais localizado que não entraria em colapso em uma tempestade solar, estão sendo desenvolvidos, acrescentou Griffin.


O fazendeiro O'Connor disse que a interrupção o fez perceber o quanto ele dependia de uma tecnologia muitas vezes considerada garantida e que, se ela parasse de funcionar novamente no futuro e por um período mais longo, ele poderia ter que "encontrar maneiras de se virar sem ela".


'A aurora boreal em todo o seu esplendor'


Na sexta-feira à noite, em vez de plantar milho, ele disse que preparou um campo diferente para o plantio, enquanto observava as cores "fenomenais" do céu.


— Isso interrompeu minha noite, mas ainda estava no campo. Consegui ver a aurora boreal em todo seu esplendor.


Fonte: O Globo

Commentaires


NOTÍCIAS SOBRE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS
Por Miguel Neto

marca_analisegeo.png

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Leia também:
Comunidade no Facebook: Georreferenciamento de Imóveis Rurais
bottom of page