top of page

Quer atrair mais clientes para seus serviços técnicos? Livro ensina como usar o marketing a favor de profissionais das Geotecnologias

  • Foto do escritor: AnáliseGeo
    AnáliseGeo
  • 25 de jul.
  • 3 min de leitura

A especialista Alice Vargas mostra caminhos práticos para que agrimensores, engenheiros e técnicos se posicionem melhor no mercado e aumentem suas vendas

Análisegeo, 25/07/2025

ree

Mesmo com a alta demanda por serviços como levantamento topográfico, sensoriamento remoto e georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, muitos profissionais das geotecnologias ainda enfrentam dificuldades para conquistar clientes e fechar contratos. A ausência de uma estratégia de marketing estruturada pode ser um dos principais entraves para o crescimento e valorização desses serviços.


Esse desafio, aliás, não é exclusivo do setor. Segundo a 10ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios 2025, realizada pelo Sebrae, 34% das micro e pequenas empresas brasileiras apontam a falta de clientes como uma das maiores dificuldades para o negócio. Já uma pesquisa realizada em 2020 pelo AnáliseGeo revelou que 22% dos profissionais de geotecnologias citaram a dificuldade na prospecção de clientes como um dos principais obstáculos para novos negócios, especialmente devido à ausência de ações de marketing e divulgação.


Foi para ajudar a superar esse obstáculo que a especialista em marketing Alice Vargas lançou o e-book “Marketing de Serviço para Geotecnologias: Como posicionar, divulgar e vender serviços técnicos com clareza e estratégia”. A publicação, lançada em julho de 2025, é voltada a profissionais e estudantes das áreas de agrimensura, topografia, cartografia, geografia, agronomia, engenharia civil, engenharia ambiental e demais áreas ligadas à geotecnologia.


“Não existe muita literatura de marketing específica para profissionais técnicos. Neste livro, trago a experiência que venho acumulando ao longo de mais de 20 anos de atuação com marketing e também como professora de Empreendedorismo e Marketing em curso de georreferenciamento. As estratégias apresentadas foram testadas e aplicadas diretamente com profissionais do setor, e os resultados mostram que é possível sim vender mais com ações simples”, destaca a autora.

 “Na área de serviços, você é a sua marca. E o seu serviço tem valor. O que falta, muitas vezes, é saber mostrar isso com clareza e estratégia”, afirma.

De forma prática e acessível, o livro apresenta conceitos como os 8Ps do marketing de serviço aplicados ao universo das Geotecnologias, os 4Cs centrados no cliente, estratégias de divulgação, marketing de indicação, tipos de clientes e o uso do funil de vendas para aumentar conversões. Alice também chama atenção para a imagem profissional como diferencial competitivo. “Na área de serviços, você é a sua marca. E o seu serviço tem valor. O que falta, muitas vezes, é saber mostrar isso com clareza e estratégia”, afirma.

ree

A autora destaca que marketing ainda é um gargalo para a maioria dos pequenos negócios. “Muitos negócios lutam para atrair novos clientes e fidelizar os existentes, o que prejudica diretamente o crescimento e a lucratividade”, completa.


Sobre a autora

Alice Vargas é consultora, palestrante e professora da disciplina de Empreendedorismo e Marketing no curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos do IQuali. Atua há mais de 15 anos no Sebrae Bahia, apoiando o desenvolvimento de pequenos negócios. É formada em Comunicação pela UFBA, com MBA em Marketing, MBA em Mídias Digitais e pós-graduação em Design Gráfico e Interfaces.


Além da bagagem profissional, Alice já pisou no Meridiano de Greenwich no Observatório Real, em Londres, conheceu a capital mais alta do mundo, La Paz (Bolívia), e esteve na Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas. Suas experiências culturais ajudaram a ampliar sua visão sobre território, identidade e ocupação do espaço, conectando vivências pessoais à sua atuação profissional no marketing para geotecnologias.

 

ServiçoO que: Livro digital Marketing de Serviço para Geotecnologias

Autora: Alice Vargas

Valor: De R$ 69,90 por R$ 37,90 (valor promocional de lançamento)

Seguidores AnaliseGeo tem desconto especial usando cupom ANALISEGEO. 

Comments


NOTÍCIAS SOBRE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS
Por Miguel Neto

marca_analisegeo.png

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Leia também:
capapluginGeoIncra.webp

    AnáliseGeo.Blog © Desde 2016. Todos os direitos reservados.

    bottom of page