top of page

BB Seguros desenvolve plataforma de monitoramento por sensoriamento remoto

Via aplicativo do Banco do Brasil, os segurados receberão informações estratégicas para gestão eficiente da lavoura.


Com intuito de oferecer inteligência de dados para seus clientes, a BB Seguros lança um sistema de monitoramento por sensoriamento remoto das lavouras seguradas. Simples e intuitivo, o serviço funciona dentro do aplicativo do Banco do Brasil e reúne todas as informações necessárias para uma gestão mais eficiente da lavoura, incluindo imagens de acompanhamento das lavouras via satélite, previsões e alertas climáticos, valor da commodity, taxa de câmbio, preços futuros, simuladores de safra e de plantio, notícias e podcasts do setor agro, entre outros.


A tecnologia exclusiva, desenvolvida pela BB Seguros em conjunto com um parceiro especialista em modelagem e geoprocessamento, reúne diversas técnicas, incluindo análises e imagens via satélite, que são capazes de gerar conjuntos de dados para criar índices de informação do desenvolvimento das lavouras. Assim, o produtor rural tem à sua disposição dados confiáveis para tomar as decisões mais importantes para o seu negócio, a fim de mitigar riscos dos investimentos feitos para cada safra.

Paulo Hora, superintendente de seguros rurais da Brasilseg, conta que esta inovação leva o seguro rural a outro patamar e proporciona para os negócios no campo um salto na proteção da produção. "Reunimos em um único local várias informações que contribuem para que a lavoura prospere, agregando acesso a inovação principalmente para o pequeno e médio produtor. Quanto mais rápido ele tiver acesso a informações sobre a evolução do potencial produtivo, risco de pragas e doenças, e outros dados sensíveis como previsões climáticas e variações de preços, mais rápido ele consegue tomar decisões e agir para mitigar riscos". Além disso, todas essas informações são utilizadas pela seguradora em suas operações de subscrição de risco e sinistros potencializando produtos mais aderentes ao produtor e complementa avaliações de perdas, com agilidade e confiança, reforça o executivo.


Equipes da BB Seguros acompanham todo o desenvolvimento da lavoura, semana a semana, por meio de imagens de satélite e indicadores técnicos de dados interpolados. O produtor rural recebe as previsões climáticas com maior precisão, além de alertas sobre geadas, tempestades, déficit ou excesso hídrico, entre outras situações agroclimáticas que ameacem a lavoura.

Outro destaque entre as ferramentas disponíveis é o simulador de plantio, que traduz o zoneamento agrícola definido pelo Ministério da Agricultura para uma visão mais prática. Diretamente pelo aplicativo, o produtor pode realizar uma simulação e saber se está adequado a toda legislação de plantio da sua região.


A plataforma já passou pela primeira fase de testes durante a safra de verão 2019/2020 e agora será testada com o acompanhamento de culturas de inverno, como milho safrinha e trigo, ainda por um número restrito de produtores. A expectativa é que esteja disponível de forma ampla, a partir do final do ano, na palma da mão de clientes do BB Seguro Agrícola e BB Seguro Agrícola Faturamento, para as culturas de soja, milho, trigo e milho safrinha.


Fonte: CDN


GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

marca_analisegeo.png
MAIS RECENTE:
MIGUEL NETO

Autor

 

Engenheiro Cartógrafo, com MBA em Auditoria e Gestão Ambiental. Palestrante e professor de Pós-Graduação em Geotecnologias e de Capacitação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Membro do Comitê  Regional de Certificação de Imóveis Rurais. Saiba mais...

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Miguel Pedro da Silva Neto
bottom of page