top of page

Pesquisadores da Unemat desenvolvem mapeamento das áreas de soja de Mato Grosso por satélite

De acordo com o professor Carlos Antonio da Silva Junior, o sensoriamento remoto é uma valiosa ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada no fornecimento de informações agrícolas e ambientais.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibiliza em seu site o mapeamento das áreas de soja dentro de cada município do Estado, desenvolvido com a utilização de imagens orbitais e técnicas de sensoriamento remoto. Chamado de SojaSat, o mapeamento pode ser acessado clicando aqui.

Este trabalho foi realizado no Laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (Laboratório Gaaf), sob a coordenação do professor Carlos Antonio da Silva Junior, no Campus Universitário de Alta Floresta, e conta com a colaboração de pesquisadores de instituições como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Academia Chinesa de Ciências.

De acordo com o professor Carlos Antonio da Silva Junior, o sensoriamento remoto é uma valiosa ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada no fornecimento de informações agrícolas e ambientais. "No caso desta nova plataforma, a intenção é ofertar, a toda a cadeia produtiva da soja, informações sobre a real dimensão desta cultura no Estado, tão logo a safra acabe", explica o professor. A pesquisa fez parte de pós-graduação de Carlos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Além do aspecto econômico, o site também apresenta um viés ambiental, uma vez que sua proposta é também mostrar anualmente se estaria ocorrendo uma expansão da cultura dentro dos municípios amazônicos e de suas florestas", explica o pesquisador.

GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

marca_analisegeo.png
MAIS RECENTE:
MIGUEL NETO

Autor

 

Engenheiro Cartógrafo, com MBA em Auditoria e Gestão Ambiental. Palestrante e professor de Pós-Graduação em Geotecnologias e de Capacitação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Membro do Comitê  Regional de Certificação de Imóveis Rurais. Saiba mais...

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Miguel Pedro da Silva Neto
bottom of page