Palestra sobre REURB marca comemorações ao Dia do Agrimensor
Palestra será realizada no dia 08 de junho, às 19 horas e será transmitida pelo Canal do Crea-BA no youtube.
“REURB: Evolução Fundiária para os Municípios” será o tema da palestra comemorativa, em homenagem ao Dia do Engenheiro Agrimensor (comemorado em 4 de junho), que será realizada no dia 08 de junho, às 19 horas. O evento será transmitido pelo Canal do Crea-BA no youtube.
O tema será apresentado pela engenheira agrimensora e assessora de Relações Institucionais do Crea-BA, Márcia Virginia. Ela adianta que um dos assuntos será esclarecer a importância para os municípios de iniciar as contratações do serviço, significando um mercado amplo para os agrimensores e um crescimento para a sociedade como um todo. “Trataremos todos os detalhes que envolve o serviço e a participação profissional. Acredito que será uma importante oportunidade de atualização e esclarecimento de dúvidas”, afirma.
A celebração do Dia do Engenheiro Agrimensor com uma palestra é a melhor forma de comemorar a data, segundo o presidente do Crea-BA, que é formado em Engenharia de Agrimensura, Joseval Carqueija. “O Crea inaugura uma nova fase, que oportuniza a todas as modalidades conhecimento e interação”.
A profissão de Engenharia de Agrimensura foi iniciada nos primórdios da civilização, no Egito Antigo. Conhecidos na época por geômetras, os agrimensores já atuavam nas várzeas do Rio Nilo , na divisão das terras e na irrigação. Os profissionais tem Marechal Rondon como patrono.
Cabe ao profissional de agrimensura, descrever, definir e monitorar espaços físicos nos quais serão instaladas obras de Engenharia. Para tanto, realiza cálculos sobre as fundações e sobre as características do solo, por meio de imagens de satélites, fotografias aéreas e sistemas de posicionamento global.
Trabalha ainda pela definição dos limites de propriedades, dimensionando e preparando terreno. Preocupa-se com o controle ambiental, trabalhando com projetos de preservação do solo, da vegetação e dos recursos hídricos. Entre suas principais áreas, estão o cadastro técnico urbano, planejamento de redes elétricas e criação de bancos de informações topográficas.
Fonte: Crea/Bahia
Comments