top of page

IBGE lança 2ª edição do Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais

A publicação contém normas internacionais ISO, especificações técnicas nacionais e indicações bibliográficas, para orientar a elaboração e o controle de qualidade de produtos geoespaciais.

Esta segunda edição traz diversas atualizações, com destaque para a ampliação do catálogo de medidas de qualidade.


De acordo com o IBGE "as informações geoespaciais - mapas, cartogramas, atlas nacionais e temáticos, imagens ortorretificadas, bases cartográficas etc. – são referências para o conjunto da sociedade, no âmbito das políticas públicas, das pesquisas acadêmicas ou, ainda, das obras de infraestrutura, entre outros exemplos. Sua produção exige a adoção de padrões de qualidade e o acompanhamento da evolução tecnológica na área das geociências. O Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais sistematiza esses padrões e apresenta uma metodologia de avaliação qualitativa."

Também vale destacar que além dos elementos de qualidade, a publicação aborda formas de inspeção, planos de amostragem, a inclusão dos indicadores de qualidade do dado em seus metadados e relatórios de qualidade. As métricas podem ser utilizadas na inspeção de produtos geoespaciais finalizados ou em processo de produção.


Assim, esse manual apresenta atualizações, diferentes abordagens e ajustes no conteúdo, com destaque especial para o complemento do catálogo de medidas de qualidade. Mais abrangente e detalhado do que na 1ª edição, esse catálogo deverá constantemente orientar os produtores ao longo do processo de inspeção de qualidade.


Serviço


O arquivo do manual em formato PDF pode ser acessado gratuitamente aqui. A publicação impressa pode ser adquirida na Loja Virtual do IBGE.

GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

marca_analisegeo.png
MAIS RECENTE:
MIGUEL NETO

Autor

 

Engenheiro Cartógrafo, com MBA em Auditoria e Gestão Ambiental. Palestrante e professor de Pós-Graduação em Geotecnologias e de Capacitação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Membro do Comitê  Regional de Certificação de Imóveis Rurais. Saiba mais...

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Miguel Pedro da Silva Neto
bottom of page