top of page

Regularização Fundiária no Município de Caruaru/PE

A ação de Regularização Fundiária de imóveis rurais tem por objetivo regularizar a situação jurídica de posseiros e populações tradicionais com expedição de títulos de domínio ou concessão de direito real de uso, incluindo a ratificação de títulos já emitidos, objetivando o ordenamento fundiário. Promover a regularização fundiária das terras de posseiros com a entrega de títulos de propriedade, já registrados em cartório, gera cidadania no campo e contribui, dessa forma, para o acesso dos agricultores às políticas públicas e para o desenvolvimento socioeconômico.

É importante salientar que não existem áreas devolutas federais na jurisdição da Superintendência Regional de Pernambuco – SR(03) do INCRA, ou seja, as terras públicas passíveis da ação de Regularização Fundiária são predominantemente pertencentes ao Estado de Pernambuco. Dessa maneira, foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica – ACT no final do ano de 2015 entre INCRA, ITERPE (Instituto de Terras de Pernambuco) e Prefeitura Municipal de Caruaru, a fim de estabelecer um regime de colaboração mútua entre as partes cooperadas, dentro de suas áreas de atuação e competência.

Objetivo - Promover a Regularização Fundiária das terras devolutas Estaduais no município de Caruaru, Estado de Pernambuco.

Localização - Caruaru é um município do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano e à Microrregião do Vale do Ipojuca, com área de 920,6 km² (IBGE).

Localização do município de Caruaru - Fonte: Site do IBGE

A ação de Regularização Fundiária pode ser resumida a partir do diagrama abaixo:

A etapa de cadastramento consiste no preenchimento do Formulário de Identificação do Imóvel e Ocupante – FIO, contendo, também, as informações básicas necessárias para o preenchimento dos formulários eletrônicos do Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR Web, em atendimento a Instrução Normativa Nº 82/2015 do INCRA. Essas informações servirão de suporte e aperfeiçoamento do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais – CNIR, em que as informações sobre o meio rural serão gerenciadas em conjunto INCRA e Receita Federal.

Formulário de Identificação do Imóvel e Ocupante - FIO

A demarcação das áreas consiste no levantamento e materialização dos limites de todos os imóveis rurais do município pelo método de VARREDURA, com a determinação de coordenadas sendo realizada com base na 3ª Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e concretiza-se com a emissão da Planta e do Memorial Descritivo, através da certificação dos imóveis rurais via Sistema de Gestão Fundiária - SIGEF.

Rastreio com receptor GNSS

Malha Fundiária com os lotes levantados

Tela SIGEF - Gestão de Contratos de Georreferenciamento

De posse da documentação e dos dados coletados em campo, os processos serão autuados e instruídos atendendo aos normativos legais. Posteriormente, os dados dos requerentes serão consultados no Sistema de Implantação de Projetos de Reforma Agrária – SIPRA de forma a atender ao regulamentado na Legislação Agrária. Estes processos serão encaminhados para análise da Procuradoria do ITERPE com o objetivo de detectar inconsistências na documentação e emitir parecer final, favorável ou não, quanto à emissão do Titulo de Propriedade.

A regularização se efetivará mediante a expedição de Título Definitivo de Propriedade a ser outorgado pelo Estado, correspondente à área efetivamente ocupada, respeitada a limitação fixada na Lei nº 12.235/2002.

Por fim, o ITERPE promoverá, perante o competente cartório de imóveis, o registro dos títulos de propriedades que serão entregues aos beneficiários. Essa entrega será feita em conjunto com o INCRA e a Prefeitura Municipal de Caruaru.

Confira o artigo na íntegra (PDF): clique aqui

Os autores Ana Carolina Schuler Correia (ana.correia@rce.incra.gov.br) e Roberto Neres Quirino Oliveira (roberto.oliveira@rce.incra.gov.br) são engenheiros cartógrafos e atuam na Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do INCRA em Pernambuco. Gentilmente cederam este artigo para publicação no Blog AnáliseGeo.

NOTÍCIAS SOBRE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS
Por Miguel Neto

marca_analisegeo.png

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Leia também:
Comunidade no Facebook: Georreferenciamento de Imóveis Rurais
bottom of page