top of page

Primeiro Seminário do SINTER será na Bahia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia – CREA/BA e UFBA confirmam a realização do 1º Seminário de Implantação do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territorial (Urbano e Rural), no dia 28 de setembro de 2016, em Salvador.

As discussões deverão acontecer em torno da falta de integração entre o registro dos imóveis (urbanos e rurais) e o cadastro, causando uma desconexão entre o “mundo jurídico e o mundo real”. Destacam-se o combate à sonegação fiscal e os problemas no sistema financeiro brasileiro, com reflexos na arrecadação da União e receita dos municípios.

Dos palestrantes convidados podemos destacar:

  1. Luiz Orlando Rotelli Rezende - Gerente Geral do Projeto SINTER;

  2. Marco Antonio de Melo Brevs - Gerente do Projeto SINTER da Receita Federal;

  3. Francisco Oliveira - Auditor e Eng. Cartógrafo da Universidade Federal de Santa Catarina;

  4. Andrea Tenório Carneiro - Professora da Universidade Federal de Pernambuco;

  5. Paulo de Oliveira Camargo - Professor da Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente;

  6. Claudia Regina Machado - Analista técnica da CAIS Eng. Eletric;

  7. Miguel Pedro da Silva Neto - Chefe de Cartografia do Incra/BA, como mediador.

Ainda deverão participar das palestras: parlamentar que está tratando da Lei de Cadastro, coordenador da Câmara Nacional de Agrimensura, Agronomia, Florestal e Civil. Artur Caldas Brandão, professor da UFBA, e Alessandro Machado, conselheiro federal do CONFEA estão na coordenação do evento.

As palestras serão realizadas pela manhã, e o fórum de discussões à tarde.

As inscrições deverão ser realizadas através do site do CREA/BA.

SINTER

O Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER foi instituído através do Decreto nº 8.764, de 10 de maio de 2016, e regulamenta o acesso às informações dos serviços de registros públicos previsto no art. 41 da Lei nº 11.977, de 2009.

O SINTER unifica, em um único ambiente nacional, com administração da Secretaria da Receita Federal do Brasil e gestão compartilhada com os registradores e órgãos federais, a recepção das informações relacionadas à titularidade dos imóveis que são enviadas pelos Sistemas de Registros Eletrônicos dos cartórios brasileiros, tais como as operações de alienações, doações e garantias que são objeto de registro público.

GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

marca_analisegeo.png
MAIS RECENTE:
MIGUEL NETO

Autor

 

Engenheiro Cartógrafo, com MBA em Auditoria e Gestão Ambiental. Palestrante e professor de Pós-Graduação em Geotecnologias e de Capacitação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Membro do Comitê  Regional de Certificação de Imóveis Rurais. Saiba mais...

Inscreva-se

E FIQUE ATUALIZADO
Miguel Pedro da Silva Neto
bottom of page